Secretaria de Saúde reforça ações de combate a hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde de Garrafão do Norte (SMSGN), por meio da Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde, em parceria com a Atenção Primária à Saúde, reforçarão as ações de combate a hepatites virais.

Segundo o órgão, todos as estratégias de saúde da família realizam testes rápidos de hepatites B e C, além de orientar sobre a importância da vacina de Hepatite B e Hepatite A em crianças.

O mês de Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde, como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais, tendo como o dia D de combate o dia 26 de julho. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

A principal medida de prevenção da Hepatite A e B é a vacina. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações, administrada para todas as crianças ao 0, 1 e 6 meses de idade.

A vacina contra a hepatite A é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para todas as crianças aos 12 e 18 meses de idade. Para a prevenção da hepatite C, ainda não tem vacina disponível.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.