GARRAFÃO DO NORTE REALIZA DIAGNÓSTICO DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

O município de Garrafão do Norte se caracteriza pela predominância da agricultura como fonte de renda e também como geradora de crescimento local, sendo esta uma atividade do tipo familiar. No último sábado (26), aconteceu o encerramento do Diagnóstico de Produção Agropecuária na Vila do Argola.

O trabalho de campo teve como objetivo identificar as potencialidades agropecuárias e ambientais para fins de verticalizar e canalizar políticas públicas, foi o que destacou a Prefeita Edilma Alves. "Sabemos que a administração rural é o conjunto de atividades que facilitam aos produtores na tomada de decisões. Com isso, podemos obter melhores resultados econômicos e manter a produtividade da terra".

Com o diagnóstico concluído, as comunidades do Argola e do Poção terão a oportunidade de melhorar o retorno econômico da propriedade, identificar as principais atividades rurais, auxiliar o levantamento dos sistemas de produção, oferecer dados iniciais e complementares, além de futuros investimentos do poder público. A tendência é que os trabalhos se estendam para as comunidades produtivas do município, com parceria da sociedade civil organizada.

O diagnóstico foi Coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Garrafão do Norte são parceiras da ação, que contou ainda com apoio da Associação Agrícola dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Vila do Argola, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Vereador Flávio Sousa.