Secretaria de Saúde realiza reunião voltada para a V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses

A V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses 2018, é uma importante ação estratégica de vigilância, proposta pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), realizada por meio de uma abordagem integrada. Objetiva reduzir a carga parasitária de geo-helmintos; identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento.

Essa ação tem como público-alvo os escolares na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados nas escolas públicas municipais de Garrafão do Norte, selecionadas e aptas a participarem dessa campanha, onde a população apresenta maior vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para esses agravos.

Nesta terça-feira, dia 10 de abril, foi realizada Reunião Técnica Operacional de Mobilização na presença de Diretores e Coordenadores das escolas selecionadas, com participação da Equipe de Saúde das áreas que abrangem essas escolas, além da cooperação da Direção de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

As atividades da campanha abrangem ainda, orientações aos professores e escolares, sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade. Para tanto, será utilizado material didático confeccionado pelo Ministério da Saúde.