Secretaria de Saúde promove ações referente ao "Março Lilás"

Secretaria de Saúde promove ações referente ao

Na região Norte do Brasil o câncer de colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente inclusive do câncer de mama. Por essa razão, a campanha "Março Lilás" foi criada para conscientizar as mulheres da importância da prevenção e luta contra a doença.

O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos do vírus.

Mulheres com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos devem fazer o exame preventivo (Papanicolau), todos os anos. Além do exame, também está disponível vacinas que previnem dos principais tipos de HPV associados ao câncer de colo uterino. Essa vacina está disponível para meninas de 9 a 13 anos de forma gratuita na rede pública de saúde.

Nas unidades de saúde de Garrafão do Norte as mulheres recebem orientações sobre como devem proceder e realizam seus exames.

Para mais informações procure uma unidade de saúde mais próxima ou a Secretaria Municipal de Saúde.