Garrafão do Norte completa 30 anos no próximo sábado (12)

Em maio de 1988 as expectativas entorno da emancipação de vários municípios eram enormes. Em Garrafão do Norte os sentimentos de ansiedade se transformaram em euforia quando o então Governador do Estado, Hélio Gueiros, assinou a lei autorizando a emancipação.

A Lei nº 5.545 de 10 de maio de 1988 só foi publicada dois dias depois no Diário Oficial do Estado (DOE), dia 12 de maio, tornando oficialmente Garrafão do Norte um município da federação. Por esse instrumento o sonho de centenas de garrafaenses virou realidade.

Ao longo da história, a Lei Ogânica do município instituiu o dia 12 como data de emancipação da cidade, ao entender que o ato só se tornou público e legal a partir do momento que a lei entrou em atividade. Mas alguns anos depois essa emenda foi revista e a data de 10 de maio foi instituída como data de início do novo município.

No final de 2017 o poder executivo e legislativo do município, em consonância com a Lei Orgânica que trata de feriados municipais e pelo fator histórico, restabeleceu a data de 12 de maio de 1988 como sendo o marco inicial de Garrafão do Norte, por tanto, essa data é considerada como feriado municipal.

#GarrafãoDoNorte30Anos #SouMaisGarrafão #NossaHistória