COMDEMA discute sobre a instalação da empresa Votorantim Cimentos no município

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garrafão do Norte (COMDEMA) esteve reunido nesta quarta-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para tratar sobre a instalação da empresa Votorantim Cimentos. Na ocasião, foi aprovado a concretização do Termo de Referência que irá abordar as documentações e critérios essenciais necessários para a análise processual do pedido de Licenciamento Ambiental solicitado pela empresa, que pretende extrair minério (argila) em área de extensão geográfica localizada no município.

O trabalho é resultado de muito planejamento e união na busca de soluções para o desenvolvimento de Garrafão do Norte. A viabilização da instalação da empresa por parte do órgão municipal só é possível graças ao esforço da administração em manter a estrutura administrativa dentro dos termos legais e com transparência. Apenas em 2017 a Semma passou a emitir licenças ambientais, reforçando o compromisso da gestão.

No último dia 20 de março a prefeita Edilma Alves, o titular da Semma Jonas Simões, o controlador interno Edvaldo Martins e técnicos do órgão ambiental estiveram realizando uma vistoria técnica nas instalações da Votorantim no município de Primavera.

A expectativa é que a extração de argila por parte da empresa tenha início ainda esse ano em Garrafão do Norte, gerando emprego e renda para o município.